Nota de Falecimento do Prof. Dr. Vicente Cavalcanti Cysneiros

     Comunicamos, com profundo pesar, o falecimento do Prof. Dr. Vicente Cavalcanti Cysneiros, insigne agrarista brasileiro, ocorrido no dia 18 de novembro  2005, em Porto Alegre - RS.

               
                        

 

                         Biografia

                Nascido em Recife em 06 de julho de 1933, o Prof. Dr. Vicente Cavalcanti Cysneiros ainda jovem mudou-se para o Rio de Janeiro - RJ, formando-se em Direito pela UFRJ em 1960; era Procurador Federal aposentado do INCRA, tendo trabalhado naquele órgão em Brasília e Porto Alegre, onde viveu até sua morte. Foi Professor Titular de Direito Internacional Privado, de Direito Agrário e de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade Ritter dos Reis, atual UNIRITTER, e Professor de Direito Agrário da Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Foi membro fundador e Vice-Presidente da Associación Rioplatense de Derecho Agrario, membro fundador e ex-Secretário-Geral do Instituto Brasileiro de Direito Agrário, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Direito Agrário, membro fundador do Instituto de Direito Agrário de Brasília, membro do Conselho Consultivo da Revista de Direito Agrário. Era, ainda, membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e do Rotary Club. Foi incansável estudioso do Direito Agrário, participando de vários congressos e seminários nacionais e internacionais, como palestrante e conferencista, ensinando e orientando alunos e estudiosos das questões agrárias. Autor das obras “O estrangeiro e a propriedade rural” e “Aquisição de imóvel rural por estrangeiro”, além de inúmeros trabalhos publicados em órgãos especializados e reiteradamente indicados em cátedras, cursos e seminários.
          De personalidade afável e simpática, foi sempre benquisto pelos alunos, colegas e amigos. Paralelamente ao Direito, era leitor voraz e grande apreciador de música, em todas as suas modalidades, possuindo enorme acervo discográfico e bibliográfico, e embora as limitações impostas pela doença nos últimos anos, com boa disposição, coragem e determinação, pôde ainda usufruir de sua grande paixão pelas viagens, conhecendo grande parte do mundo e do Brasil.
          Era casado com Maria Regina Massa Cysneiros e tinha duas filhas do primeiro casamento – Valéria e Andréa.


Nota de Falecimento do Profº Drº Vicente Cavalcanti Cysneiros
Versão para Imprimir